O embate entre poderosas corporações e o fluxo da vida

Voltar à lista de PROGRAMAS

Os filmes desse programa se relacionam com a mineração e nos chamam a repensar as ideias de desenvolvimento, a partir dos rastros dos rompimentos das barragens da Vale em Mariana e Brumadinho em Minas Gerais. Nos revelam também um embate de forças desiguais onde poderosas corporações econômicas assumem condutas em que atendem seus interesses econômicos particulares em detrimento aos interesses coletivos e subjugam as populações locais. Se  alguns filmes são documentos de crimes, outros apontam para a  distopia e para um futuro onde o ser humano que vive num planeta vivo, que reage a essa exploração e se reequilibra, pode inviabilizar sua existência e a de várias outras espécies, mas não o fluxo da vida. 

Latossolo é uma ficção que acompanha um personagem que transita pelo agronegócio e suas grandes monoculturas, máquinas e agrotóxicos. Um privilegiado protegido em seu condomínio de luxo e de alta segurança, ostentando seu poder e sua riqueza. Mas a terra argilosa da região do oeste baiano reage  a esse modo de vida e restabelece o equilíbrio no cerrado.

Bento é um ensaio documental, que traz um relato do início da ocupação de Bento Rodrigues por bandeirantes que eram liderados por aquele que deu nome ao povoado. Um álbum de fotos apagadas pela lama, a imagem de uma curva do rio são alguns indícios da realidade depois da tragédia ocasionada pelo rompimento da barragem do Fundão em 2016, na região de Mariana que contaminou toda a extensão do Rio Doce. Por imagens de satélite vemos o terreno tomado pela lama ressecada dos rejeitos, mas também as marcas no relevo das atividades de garimpo e mineração, que existem ali desde que a terra foi ocupada.

Mineiros é um documentário que visita essas áreas afetadas em Brumadinho, e observa em silêncio os túmulos das vítimas, o caminho da lama de rejeitos da mineração, as marcas dos rasgos nas montanhas e das crateras no chão deixados pela atividade extrativista. Observa as casas abandonadas pelos moradores afetados, que não tiveram até hoje sua  moradia resolvida. E denuncia a situação de moradores próximos a outras áreas de mineração da Vale que estão sendo coagidos a venderem suas casas e impedidos de retornarem para elas.

O progresso da Lama é um ensaio audiovisual realizado por um especialista em filmar a natureza e os animais, difundido logo após o rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho, que matou centenas de pessoas, destruiu florestas e contaminou os rios e o solo.

Sólon dialoga com as artes visuais, a performance e a ficção científica. É uma fábula sobre o surgimento do mundo e da mulher. Uma paisagem devastada e uma criatura misteriosa, que tem a missão de nutrir a terra. Um gesto artístico que é tanto um alerta em relaçåo à  destruição ambiental, quanto uma evocação das forças matriarcais para uma mudança de paradigmas na nossa relação com a terra.