Povos Xakriabá

Maior povo indígena do Sudeste e Sul do Brasil. Localizado no Norte de Minas Gerais.

Maior povo indígena do Sudeste e Sul do Brasil. Localizado no Norte de Minas Gerais.

Um dos  povos indígenas que habitam o estado de Minas Gerais, os Xakriabá resistiram ao intenso contato com os bandeirantes e depois com as frentes pecuaristas e garimpeiras. Tiveram seu território ocupado por fazendeiros e hoje lutam para ampliar suas terras demarcadas e recuperar parte dele. Pertencem ao tronco linguístico Macro-jê da família Jê. Os Xavante (MT), Xerente (TO) Xakriabá (MG) formam a família Akwē, que no passado eram um só povo dominando o Brasil central.

Localização

As Terras Indígenas Xakriabá e Xakriabá Rancharia localizam-se no município de São João das Missões, no norte de Minas Gerais. A Terra Indígena Xakriabá foi homologada em 1987, e posteriormente, em 2003, foi acrescentada em área contínua a TI Xakriabá Rancharia.

O território localiza-se às margens do rio Itacarambi, onde existem pequenos rios temporários e alguns permanentes. O clima é quente durante todo o ano. A estação chuvosa compreende os meses de outubro a março. Porém, nos últimos anos, o índice de chuvas têm diminuído.

Mais informações: https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Xakriab%C3%A1