Acervos MPA – Movimento dos Pequenos Agricultores

O MPA atua em diversas cidades e comunidades da Bacia do São Francisco.

O MPA atua em diversas cidades e comunidades da Bacia do São Francisco.

O Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA é um  movimento camponês, de caráter nacional e popular, de massas, autônomo, de luta permanente, cuja base social é organizada em grupos de famílias nas comunidades camponesas. O MPA busca resgatar a identidade e a cultura camponesa, na sua diversidade, e se coloca ao lado de outros movimentos populares do campo e da cidade  para   a construção de um projeto popular para o Brasil baseado na soberania e  pelos valores de uma sociedade justa e fraterna.

A organização do MPA significa que os camponeses têm necessidades comuns que são maiores que seus  limites territoriais. Por isso vimos a necessidade de   construir uma nova forma de organização política, capaz de unificar esses processos de luta  e desenvolver-se numa perspectiva nacional.

Atualmente o MPA está organizado em 17 estados brasileiros em todas as regiões do país,  e após 22 anos  de existência apresenta expressivo histórico de luta e organização do campesinato brasileiro organizando  aproximadamente 100 mil famílias camponesas de forma direta  em todo o território nacional.

Fazemos  parte da Via Campesina Brasil e Via Campesina Internacional, da Confederação Latino-americana de Organizações Camponesas – CLOC, e da Frente Brasil Popular.